quinta-feira, 5 de junho de 2008

Trainspotting. Choose life ?



Trainspotting é um filme britânico de 1996, do gênero drama, dirigido por Danny Boyle e com roteiro baseado em livro homônimo de Irvine Welsh.
O filme gerou polêmica em alguns países, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos da América, devido à alegações de que ele promovia o uso de drogas. O senador estadunidense Bob Dole o criticou duramente durante a campanha eleitoral para a presidência de 1996, apesar de ter admitido que de fato não chegou a assistir o filme.
Apesar das críticas, Trainspotting foi geralmente aclamado como um filme bastante original e interessante.

O filme conta a vida de um grupo de jovens viciados em heroína em Edimburgo, na Escócia. O filme nasceu da adaptação de John Hodge para o romance homônimo. Num subúrbio de Edimburgo, quatro jovens sem perspectivas mergulham no submundo para manter seu vício pela heroína. "Amigos" que são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim desta amizade e, simultaneamente (com exceção de um do bando), marcham para a auto-destruição.


Se você já assistiu qual mensagem o filme passou pra ti ?


Escolha a vida.Escolha um emprego.Escolha uma carreira.Escolha uma família.Escolha a porra de uma televisão enorme.Escolha máquinas de lavar, carros, CD players e abridores de latas elétricos.Escolha saúde, colesterol baixo e seguro dentário.Escolha uma hipoteca a juros fixos.Escolha seus amigos.Escolha roupas esporte e malas combinando.Escolha um terno entre variedade de tecidos.Escolha fazer consertos em casa e pensar na vida domingo de manhã.Escolha sentar-se no sofá e ficar vendo game shows chatos na TV comendo porcaria.Escolha apodrecer no final, numa casa miserável, tornando-se uma total vergonha para os filhos egoístas que pôs no mundo para substituí-lo.Escolha o seu futuro.Escolha a vida...


"Mas por que eu iria querer uma coisa dessas?

I chose no to choose life..I chose something else.And the reasons?There are no reasons."


Voce já tem toda a sua vida escrita pela sociedade: tv grande / cd player/carros/casas/impostos.

Consumismo desenfreado.

Vida banal? sem sentido nenhum?


A maneira que o autor descreve (com o proposito de criar pensamentos sobre esse paradoxo) para tenta sair dessa vida " regrada / consumista/ normal..." foi enfiar a vida dos jovens amigos nas drogas.


Sinceramente o uso de droga como estímulo de vida nada mais é do que perda de tempo / auto-destruição e só sai dessa vida quem enxerga isso...Por isso que o Rentom (Ewan McGregor) no final pega toda a grana( e foge) para os " amigos" não torrarem com drogas e na altura do campeonato em que se encontravam, preocupavam muito mais em sustentar o proprio vício do que com os amigos...

Acredito que essa seja a mensagem que o autor quis mostrar: Usar drogas por mais prazeroso que a viagem libidinosa da heroína(e outras) possa proporcionar ...Não seria desculpa para solucionar qualquer problema social ou pessoal!


Só quem passou por problemas relacionados a drogas sabe o perigo e dor no decorrer deste caminho tortuoso e sem volta!


Ja assistiu ?

Assista (again) hehe

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse filme é simplesmente maravilhoso ... uma "viagem" total no próprio sentido da palavra ...
Não curto drogas , mas adoro filmes que contenham esse tema ... e a trilha sonora se encaixa perfeitamente dando um ritmo alucinado ao filme ... adoro a parte que toca "Perfect Day" , do Lou Reed...
IMPERDÍVEL esse filme ...
Minha cotação de 0-10 é 11 !!!!!!!