sexta-feira, 2 de maio de 2008

Quem? Malmsteen? Se come com quê?

Sim! Sou a inimiga nº 1 dos guitarristas virtuosos. E me orgulho disso!
Muitos podem falar que sou chata, que sou xiita, mas nem adianta: meus guitarristas favoritos são os que tem uma forte influência do Blues. Não gosto nem um pouco dos guitarristas que eu e o Sandro denominamos "educadinhos" (aqueles que estudam tablaturas e tecnicas, que fica quadradão, toca seco, sem feeling nenhum) e até me desculpem aqueles que ficam horas se matando para tocar um solo de uma banda de Rock and Roll qualquer, mas o feeling é a marca registrada de um grande músico. Não é o solinho de Joe Satriani que me agrada, nem a tecnica do Steve Vai e nem a rapidez cretina de Yngwie Malmsteen, mas o que me agrada é a pegada.
A maioria dos guitarristas aprenderam a tocar na raça. Esses sim são os melhores.
Conheço alguns guitarrisats que se sentirão ofendidos se lerem meu texto, mas eles sabem que penso desse modo.
Tocar um instrumento é que nem sexo: você tem que fazer com prazer, passar para os outros e sentir ao mesmo tempo o gozo que sente ao tocar um instrumento. Não é só mostrar o que sabe, não é só meter, gozar e pronto: tem que passar o sentimento, senão seu parceiro (ou público) não goza também. Muitos usam o instrumento como uma masturbação e o caso não é bem assim.
Assim, cito alguns:

Se não fosse o Hendrix, muitos não estariam hoje tocando guitarra. Stevie Vay, Joe Satriani e muitos guitarristas da mídia ajoelham diante desse cara, tenho certeza. Aquele que diz não gostar de Hendrix, me perdoe, mas não gosta de tocar e me arrisco em falar que nem sabe tocar e nem sabe o que é música. Esse cara é o mestre. Posso colocá-lo junto de Beethoven e Mozart. Ele é maestro! O Sandro mesmo me confessou que se empolga quando toca Hendrix por causa da pegada. Ele é meu número 1!
Ele aprendeu sozinho tocando jazz, blues e, pasmem, musicas de desenho animado (!). Hendrix surpreendeu até o pai de todos, o Eric Clapton que, por sua vez, também é ídolo de Hendrix.
Além de tocar pra caralho e passar seu feeling, Hendrix também era um cara super carismático.

Hendrix também deixou bons discípulos, entre eles, o Stevie Ray Vaughan. Por pouco tempo, aprendi a gostar dele. Ele sim, é um puta guitarrista de Blues e não tem quem negue! E feeling, principalmente.
Junto com Double Trouble, SRV deixou sua marca registrada no mundo dos melhores guitarristas do mundo. Quer tirar sua conclusão? Assista Live in Mocambo, um excelente show que ele fez num barzinho bem pequeno, mas com um excelente som!

David Gilmore pra mim é o guitarrista mais "chorão" do Rock. É que não tem uma vez que eu não choro quando escuto o cara chorar. Não apenas uma música ou outra, mas TODAS! Esse pisciano consegue passar tamanho sentimento na guitarra que... caralho, como vou explicar? Parece que a guitarra dele tem alma, tem voz, grita... é o maior!

Ele substituiu o mestre Syd Barrett e tenho certeza de que o mesmo ficou tranqüilo. Foi muito bem substituido e teve um excelente bom gosto. Além de um maravilhoso guitarrista, um baita dum gato... David Gilmore antes de entrar no Pink Floyd, era modelo.

Geddy Lee é pra mim um dos melhores baixistas na minha opinião, mas porque ele foi obrigado a acompanhar essa fera chamado Alex Lifeson. O trio canadense Rush Formava um dos melhores Power Trio do mundo, assim como Cream, Meninas Super Poderosas, Os Impossíveis, Três Patetas e etc. Para mim, o Alex Lifeson é um guitarrsita de poderosos Riffs mas super esquecido no mundo dos guitarristas.


Se eu não falasse do Jimmy Page, estaria sendo super injusta, porque foi através dele e da banda Led Zeppelin que comecei a gostar de Rock.
Gosto muito do Page na banda Yardbirds, uma banda de Blues Rock muito famoso na época, daí ele saiu e formou o Led Zeppelin. Quer mais o quê? Só ouvir Since I'v e Been Lovin' You para você ter uma idéia de quem estou falando. aliás, nem precisa, tenho certeza de que consedere o Jimmy Page um dos melhores.


Conhece o Alvin Lee? Então, esse cara foi um dos granes ícones da década de 60 com a banda Ten Years After. Olha só: assistindo o festival da Ilha de Wight, você terá a idéia de quem estou falando. Não é um guitarrista qualquer, estou falando de um dos melhores guitarristas da época, junto com Hendrix e Clapton.


Seria blasfêmia das feias esquecer esse cara!
Rory Gallagher é um guitarrista irlandês que começou na década de 60 com sua banda Taste, uma banda com forte pegada de Blues (claro! Como todos os meus guitarristas favoritos, tem que ter uma forte influência no Blues). Depois saiu e se dedicou a sua carreira solo.
Quer conhecer o Rory Gallagher? Festival da Ilha de Wight você conhecerá a banda Taste ou o Live in Europe, já com ele na sua carreira solo. Ele com um violão na mão...
Tem um DVD do Rory Gallagher que não me lembro o nome (não sei se é o Live in Montreaux ou o Irish' Tour) que, no começo, tem imagens do mar batendo nas pedras e ele tocando uma música que... virge! Chorei! É linda demais! Preciso dessa música!


Ouvir esses guitarristas, prazer garantio ou seu dinheiro de volta!



E tem neguinho que ainda vem
me falar de
(argh)
Yngwie Malmsteen...

4 comentários:

Patt Baleeira disse...

hehe

adorei Tatyka!
=)

Unknown disse...

UP!!!!!!!!!!
mais um espaço para reunir gente rara(sei,essa frase ja eh usada por outra pessoa....)

Unknown disse...

alias,somos entao mais inimigos de virtuosos,viva o blues!!!!!!!!!!!
pouco importa as notas por segundo,eu continuo amando piece of my heart,going to callifornia,since i´ve been,e summertime!

Anônimo disse...

Bem, você falou certo ;], blues é muito bom, mas também não devemos desmerecer malmsteen, vai, satriani, e outros virtuosos =/
pessa para SRV tocar Far Beyond The Sun, e pessa para malmsteen tocar algum blues do SRV, com certeza vai tocar com feeling, e provavelmente SRV não vai tocar muito bem a far beyond =/
ouça blue do malmsteen ;] ou the extremist do joe \o/ e você vai ver que eles também tem feeling o/( só se não gostar de música clássica, dai não tem jeito mesm xD)
bye