sexta-feira, 18 de abril de 2008

COEXIST ?



É ano de eleição no Brasil: Será que uma banda Irlandesa precisará chegar(mais uma vez) por aqui para que os milhares de brasileiros possam refletir sobre a igualdade em ser um Humano? Estar na condição de Humano já bastaria para que houvesse igualdade. E em um país como a Irlanda que tem em sua história a guerra das religiões, a guerra de conflitos entre católicos e protestantes, uma banda conseguiu atravessar as fronteiras do seu próprio umbigo e ir além, lutar a favor de todas as desigualdades espalhadas pelo planeta. Temos guerras internas tão mais simples, fazemos parte da luxúria do poder, do dinheiro, mas a natureza ainda está a nosso favor. Furacões, Terremotos? Nós aqui não conhecemos. Não temos “Guerra Santa” e mesmo assim, muitas vezes parece que lutamos contra a maré. Será que lemos com seriedade os dois artigos apresentados no telão do Show do U2? Ou será que nós, nunca paramos para ler um pedaço que seja da Declaração dos Direitos Universal do Homem? Para quem leu e não deixou fluir, aí está. Falo isso por um simples motivo. Relembrando um fato que meu amigo relatou:

" Dez minutos depois da saída do show, caminhavamos lentamente em fila pelas ruas próximas ao estádio do Morumbi e já rolava “cidadão” xingando “cidadão” que aproveitava aquele momento único para vender sua pipoca na rua(Relato dos meus amigos)."

Todos viram mensagens de paz, amor, igualdade e não absorveram. A oportunidade FOI única... Será que aproveitaram tudo que foi ensinado, ou apenas encararam o show, apenas como um “show”? A bandana de Bono Vox, que formava a palavra “coexist”, diz muito e pode representar muito. É nessas horas - que apesar de muitas vezes me sentir uma imbecil romântica que é taxada como “sócio-politizada” – me sinto renovada e com muito mais gás e força para tentar ser quem eu desejo ser.

Se o Bono Vox não tem vergonha de lutar pelos direitos e igualdades dos seres humanos, eu deveria ter?

***

Artigo 1° Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Artigo 2° Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

***


Pensar menos em nosso próprio umbigo. E isso vale para aqueles que venderam seus ingressos pelo dobro do preço. Pensar menos em nosso próprio umbigo. E isso vale para aqueles que não prestaram atenção nas mensagens de Bono... Pensar menos em nosso próprio umbigo. E isso vale para aqueles que saem no trânsito para brigar. Vale para aqueles que maltratam familiares,amigos , conhecidos e desconhecidos.

Isso vale para aqueles que fazem o bem pensando no que vão receber. Isso vale também para todos aqueles que só pensam em poder(24h) por dia ...etc etc etc. Pensemos mais globalmente para conseguirmos um mundo melhor, um planeta mais saudável , uma convivência mais harmoniosa e feliz.

É tão fácil VIVER...basta ter amor!

Lema do Bono Vox e sua trupe: " Isso independe de pobre e rico, de esquerda ou direta, de preto ou branco. Se todos colaborassem, ninguém sairia perdendo e todos poderiam dividir e assim somar suas experiências e conquistas nesse mundo insano, cruel, criados por ninguém menos do que NÓS MESMOS!!"

besos !!!

Um comentário:

Taty Sputnik, disse...

"Ainda que eu falasse a lingua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei um sino que tine(...)" I Cor 13:1

"Amar o próximo como amar a si mesmo". Foi esse o maior mandamento que Jesus deixou para nós, homens pecadores, e acho que ninguém entendeu ainda.